sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Fontes Alternativas de Energia

Os países estão se tornando cada vez mais industrializados. As populações crescem cada vez mais e, consequentemente, requerem mais energia, seja para acender a luz da sala ou para mover um automóvel. Portanto, a principal fonte da qual tanto dependemos ─ o petróleo ─ parece estar se esgotando. Além disso as hidroelétricas requerem massiva destruição de área verde e investimento em manutenção. Cada uma dessas pecinhas desse quebra-cabeça (que antes pareciam conter idéias paralelas para os líderes dos países) começa a finalmente se juntar e chamar a atenção para a necessidade de um plano “B”. Por isso, a pesquisa de novas fontes de energia que sejam inesgotáveis, não poluentes e facilmente encontradas na natureza, são tão importantes.Essas respostas vêem do sol, do vento e até dos nossos próprios alimentos. Estudos indicam que a Terra recebe dez vezes mais energia do sol em um ano do que tem de combustíveis fósseis armazenado. Até poucos anos ainda eram nossa única e até hoje a principal fonte de energia mundial.


Entretanto foram desenvolvidos vários métodos alternativos de obter energia, como: Energia solar, energia eólica, biomassa, pequenas centrais hidroelétricas, maré-motriz e até células à combustível (hidrogênio).
O Brasil tem um grande potencial para a adoção de boa parte desses recursos, sendo pioneiro na produção de etanol no mundo. Entretanto, não usufrui desse potencial, tendo apenas alguns parques eólicos enquanto boa parte do seu território apresenta boas condições para a instalação de usinas eólicas. Além de beneficiar o meio ambiente, o desenvolvimento de tais tecnologias geraria mais empregos, beneficiariam comunidades rurais, regiões afastadas e também daria autonomia energética à produção agrícola. Tudo isso, resultaria num índice menor de êxodo rural e melhor distribuição de renda, dois fortes problemas no desenvolvimento do Brasil.




Marcela 8ªB

Um comentário:

Neide Marques - Prof de Geografia em SJC disse...

Interessante par aplicar aos alunos da 7ª e 8ª em fontes de energia