quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Deriva genética

O processo de seleção natural nem sempre pode explicar todas as situações que ocorrem na evolução de uma espécie. Às vezes uma espécie pode ser levada para um novo ambiente (migração, tempestades, tornados, maremotos, desastres naturais, a mão do homem). Denominamos esse fenômeno de “deriva genética”. Esse novo ecossistema pode ser consequências benéficas, prejudiciais ou nula sobre a espécie.
Uma espécie no seu ambiente “natural” pode ter uma característica prejudicial ou nula, mas a sua mudança para um novo ecossistema pode transformar aquela característica em um recurso benéfico. Um bom exemplo de uma mudança de meio ambiente que resultou em benefício para a espécie é a Jaqueira, que é um árvore originária da Índia e cultivada em todos os países tropicais do mundo. Introduzida no Brasil, a jaqueira demonstrou excelente adaptação, virando um problema para as áreas de conservação ambiental pois tem ocupado o espaço de plantas nativas. A planta apresenta alto índice de crescimento e grande porte, além de absorver grande quantidade de água. Atualmente a Jaqueira é considerada uma planta exótica invasora em muitas regiões do país.
6ºsérie/ Joaquim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Artocarpus_heterophyllus_fruits_at_tree.jpg

4 comentários:

Luiza Moraes disse...

Joaquim, esse trabalho está muito bom, bem esclarecedor e com uma lingüagem da nossa série.

Ass: Luiza Saback
Thiago Diniz Vugman
6 série A

Unknown disse...

Olá Joaquim.
Seu texto está muito completo, mas ao mesmo tempo bem simples e fácil de entender.
Parabéns por seu trabalho. Está realmente muito bom.

Ass: Clara Amil GOld (6ª B), Carolina Erwes (6ª A) e Thaíse Ribeiro (6ª A)

Unknown disse...

Eu acho que o seu texto ficou bom. Você tentou explicar o assunto colocando esxemplos para facilitar o entendimento do leitor.

Tito Tortori disse...

Oi Joaquim e todo mundo... Muito bom poder falar sobre deriva genética... O exemplo da Jaca é interessante por que normalmente citamos essa fruta por ser uma planta exótica (se bem que aqui no Rio de janeiro muitos acham que é uma planta nativa, né?) invasora que é uma praga*, sendo problemática em relação a própria preservação da Mata Atlântica. Mas, por que ela tem tanto sucesso aqui?Sua capacidade reprodutiva é muito significativa, pois na Ìndia os elefantes se alimentam da fruta e elas precisam ser capazes de resistir ao ataque dos animais herbívoros e frugívoros. Aqui no Brasil, não tem elefante, nem tantos herbívoros que a predam... Por isso a sua competência reprodutiva acaba gerando uma enorme quantidade de "filhotes"... Daí... ela vira uma praga. Resumindo as caraterísticas que ela desenvolveu durante a evolução em relação a sua relação com as espécies da Índia, ser tornaram em "superpoderes" aqui... O nome disso... "deriva genética" Os genes dela lá...viraram "armas poderosas" aqui... Ou seja, a sobrevivência dela não dependeu da seleção natural mas de um mudança de ambiente... uma derivação genetica!
É isso... muito legal!
Abraços.
Tito

*Uma prova de que a Jaca é considerada uma praga desde 1999 pelo ministério da agricultura vide < http://www.pragas.com.br/poscolheita/legislacao/arquivos/in_38de14-10-1999.php >