sexta-feira, 30 de novembro de 2007

As descobertas de Mendel...



O que mais gostei de estudar esse ano foi genética, que é a parte da Biologia que explica como são transmitidas as características hereditárias. O monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco Gregor Johann Mendel deu os primeiros passos da genética na Europa do século XIX. Porém, suas descobertas só foram reconhecidas no início do século XX. Mendel realizou milhares de experimentos com sete grupos de características diferentes das ervilhas, como cor da ervilha, formato da vagem etc.

As descobertas de Mendel sobre a transmissão de características hereditárias nas ervilhas são válidas para todas as espécies vivas, incluindo o homem.Cada indivíduo possui, para cada característica, dois fatores hereditários (genes).

Um recebido do “pai” e outro recebido da “mãe”. Esses fatores hereditários não se misturam no indíviduo, separando-se nas células reprodutivas. Alguns genes impedem a manifestação do outro para a mesma característica. Este fenômeno se chama dominância (“característica que domina”) e recessividade (“característica que é dominada). Na espécie humana, por exemplo, a cor dos olhos pode ser considerada uma característica de Mendeliana.

Vinícius / 7º série



http://www.sulinet.hu/celebrate/bio/mendel/mendel5.jpg


http://www.portalplanetasedna.com.ar/archivos_varios/mendel01.jpg

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabei de ler um livro que tudo a ver com esse assunto. O rapaz que não era de Liverpool de Caio Riter. É sobre um garoto que numa aula de ciências sobre as leis de Mendel descobre que é adotado.
Muito bom recomendo!
Parabéns pelo blog.
Valeria