sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Como conseguem ser tão pequenos?


A
Nanotecnologia é a responsável pela fabricação de objetos mínimos, criados a partir de átomos de carbono. Se você me perguntar, "para que precisamos da nanotecnologia?", eu lhe responderei, precisamos dela, pois seu principal objetivo, é porque com ela poderemos produzir qualquer tipo de produto à nível molecular, porém levará mais de dez anos para que as nanomáquinas virem uma realidade cotidiana. E para que a existência das mesmas aconteça é preciso ter um tipo especial de matéria prima.
E como elas são construídas? São feitas a partir de nanotubos, compostos por átomos de carbono que se encaixam em filamentos finos. Os nanotubos vêm sendo usados atualmente para a construção de condutores finíssimos. Estes são resultantes da descoberta do fulereno (também chamado de: bola de buck, cujo nome foi dado em homenagem ao Buckminster Fuller). Ele é um tipo de molécula arrendondada formada por 60 átomos de carbono ligados entre si.

Para que o fulereno serve? O fulereno atualmente é usado na fabricação de novos materiais magnéticos muito mais leves do que os normais, na preparação de novos compostos químicos, para a melhora da qualidade das imagens radiográficas e também no desenvolvimento de medicamentos contra a AIDS.


Mas, por enquanto teremos esperar o que vem pela frente, pois só no futuro podemos ver o resultado do uso, tanto do fulereno como do nanotubo. Assim, teremos que esperar para ver o que a nanotecnologia vai nos trazer de bom daqui alguns anos. Será que esperaremos muito?



Jade Cavalcanti 8ª série A


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá tito sou eu Rafael Bernardes seu ex-aluno to no 2º ano d+ esse video sobre a nanotecnologia, tbm achei legal esse blog. Do maior força. ^^

To com saudade de todos valeu.

Tito Tortori disse...

Olá Rafael, como vai? Tb estamos com muita saudade de vc... apareça!
O vídeo é muito legal mesmo... se vc encontrar outro do mesmo tipo podem mandar a sugestão que a gente inclui aqui no Blog...
Estamos querendo dinamizar o blog e se vc quiser colaborar poderar ajudar daí da unidade "matriz"...
E sua irmã como vai? beijão para ela...
Convide outros alunos a visitar o blog, nossas matérias são todas de alunos da EDEM e algumas minhas...
Vc não quer contribuir com alguma coisa?
Abraços.
Tito

Anônimo disse...

Olá Tito,
Fui seu aluno em 1997/1998.Achei fantástico esse blog. Sem dúvida que contribuirá, cada vez mais, para um raciocínio lógico e maduro aos seus alunos.
Fraterno Abraço,
Pedro Henrique Silva Nunes de Souza