segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Explorando novos territórios

É isso, um novo reinício de ano e desta vez com uma variável a mais... estamos em uma nova casa!
Legal! Mais espaço, um laboratorio e muita energia nova revigorante para explorar o novo prédio e aprender a conhecê-lo e a usá-lo...
Assim é a ciência...um território a ser explorado!
Espero que nossa estadia nesse novo endereço seja tão interessante quanto o antigo e que as energias revigoradas gerem novas idéias e ações...
Sejam bem vindos!
Abraços.
Tito

3 comentários:

Unknown disse...

Em sua viagem a bordo do navio Beagle ,na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes. Darwin supôs que os seres vivos se modificavam.

Um exemplo destas observações foi entre emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios - e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha - também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin. Inclusive estes foram, além de suas leituras, curiosidade e discussões com pesquisadores, definitivos para o insight que teve.

Ao voltar a Londres, Darwin tentou descobrir por que os seres vivos se adaptavam ao ambiente. Em 1837, começou a pesquisar criações de animais e plantas. Viu que os fazendeiros escolhem para a reprodução animais com características vantajosas, como a força. O objetivo é aprimorar a espécie, pois os filhotes herdam as características dos pais. Mas como aplicar a seleção aos organismos que vivem na natureza?

Em 1838, ele leu o livro Ensaio sobre o princípio da população, de Thomas Malthus. Segundo Malthus, é preciso controlar a natalidade para evitar epidemias, guerras e catástrofes geradas pelo excesso de população. Darwin percebeu que os seres vivos lutam pela sobrevivência e o vencedor é a espécie melhor adaptada ao ambiente. De forma gradual, aumenta a freqüência de mais aptos e diminui a de menos aptos. Até que os menos aptos desaparecem e são substituídos pelos mais aptos. Darwin havia formulado a teoria da evolução pela seleção natural!

Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.

Fontes de pesquisa : Os sites Brasil Escola e Ciencia Hoje para Crianças

Anônimo disse...

TITO AQUI QUEM FALA É O PEDRO JOSÉ ALUNO 8ANO b :

ADOREI SABER QUE OS SERIS VIVOS NÃO FORAM CRIADOS DE UMA SÓ VEZ .
E QUE TAMBEN NOS EVOLUIMOS E NOS DESENVOLVEMOS AOS PUCOS.

Unknown disse...

ola tito,aqui é o luiz felipe do
9o ano b.achei muito interessante o video.mas na minha opiniao,a parte que mais choca,é quando o filósofo daniel bennet diz que somos apenas um misero espectro no universo e que demos muita sorte de estar num planeta com as condiçoes adequadas para nossa evoluçao e só sabemos disso graças a charles darwin.só hoje parei para analisar que demos tanta sorte.bilhoes de planetas na nossa galaxia e fomos parar num perfeito para nossa evoluçao.impressionante até demais.muito bom o video.
abraços,luiz felipe 9o ano b