terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bicentenário de Charles darwin







No próximo dia 12 de fevereiro o mundo comemorará os 200 anos no nascimento de um dos nomes mais importantes na história do conhecimento científico - Charles Darwin.



A contruibuição da teoria dele para a construção da nossa visão moderna do mundo foi e é inestimável...



Por isso, durante essa semana estaremos postando mensagens com o tema "o que eu aprendi com Darwin?" que deverão ser encaminhadas como comentários para essa mensagem, ok?



Vocês também podem pesquisar e enviar histórias pitorescas e interessantes sobre a viagem do Beagle, a vida de darwin, sobre as galápagos etc.



Vamos dar, ao estilo Darwin, uma "sacudida" no Blog de ciências e fazer ele pegar fogo logo de saída... Que tal?



É isso... mãos a obra que a atrás vem gente...




O vídeo acima foi exibido na Globo News e pode ser visto também no link http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM955651-7823-OS+ANOS+DE+CHARLES+DARWIN,00.html

78 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tito. Aqui é Amanda do 8º ano B;

Eu aprendi com Darwin que as espécies não nasceram todas ao mesmo tempo porque Deus quis. As espécies surgiram de algumas espécies primarias que sofreram mutação, que as favoreceu. Quando uma espécie é favorecida pela mutação ela sobrevive mais do que a que não é. Isso é chamado de seleção natural.
Darwin escreveu seu livro com suas teorias que foram começando a ser boladas quando ele observava algumas espécies e via que elas tinham caracteristicas em comum. Ele tambem disse que o homem e o macaco tem um acendente comum que sofreu mutações se tornando nossas duas espécies.

Anônimo disse...

Olá ,
Eu aprendi com o Charles Darwin que eu nao sabia que o homem veio do primitivo , eu nao sabia que a girafa pra pegar o alimento dela na árvore ela tinha que fazer um esforço e com isso o perscoço dela ia aumentando.Bom tem muitas coisas ainda , mas agora eu nao estou me lembrando de escrever , mas eu achei muito interessante as teorias dele.TCHAU.

de: Carolina Erwes (9º Ano A. - sala 303. )

Anônimo disse...

Olá, Tito.
Com Darwin... Deixa ver, aprendi que o homem tem um ancestral comúm com o macaco, mas não aceita isso, pelo simples fato de ter um polegar opositor um cérebro desenvolvido, diferente dos macacos. Darwin concerteza fez um grande avanço na ciência. Aprendi também que, a medida que a necessidade vai surgindo diante dos animais, a sua natureza é modificada, para facilitar, como o exemplo da girafa dado ácima pela Carolina. Não me lembro de tudo agora, mas concerteza foi muito. Ah, é claro, aprendi principalmente, que um único homem, pode mudar completamente a visão da sociedade. Ah, você já viu "Dance, monkeys, dance"?, é interessante, eu gosto. Critica um pouco a visão humana... Aqui está o link: http://www.youtube.com/watch?v=m89rYW0epTs
É isso, Tito, se puder dá uma olhada.

Anônimo disse...

Oi.Com o Darwin eu aprendi como é a evolução.Que os animais não podem simplesmente escolher suas características, eles nunca são de um jeito porque querem, é tudo por acaso, e com essas características alguns são selecionados e outros não, na seleção natural, e mais um monte de coisas.
Lia 8º ano B.

Anônimo disse...

Oi Tito,
Eu aprendi com o Charles Darwin que o ser humano teria um ancestral que deu a origem dos atuais primatas depois de bilhões de anos de evolução. Também aprendi que os seres vivios vem evoluindo e se adaptando para poder viver em seus hábitats. Tem outras coisas que eu também aprendi mas não estou lembrando agora, mas gostei muito desse vídeo.
Tchau.

Ass: Thiago Diniz (9º ano A)

Anônimo disse...

Oi Tito,
Eu aprendi acima de tudo a importância de Darwin na ciência. Ele descobriu a base de muitas coisas e principalmente soube se desapegar a um conhecimento popular que é muito difícil ainda mais numa época tão religiosa. Ele fez a teoria da seleção natural que afirmava que conforme as mutações ocorridas ao longo do tempo viriam a ser mais benéficas do que outras.Bom o que não falta nesse vídeo é informação, mas basicamente é isso !!

Anônimo disse...

Olá, Tito,
Eu aprendi com o Darwin, que a evolução acontece diariamente, a evolução do homem é um exemplo que é mais fácil de entender, mas a evolução dos seres vivos foi uma transformação contínua em especial o homem. O homem é mais "um" no universo, o que a gente pode fazer é acompanhar a nossa evolução e dos outros seres vivos, que cada vez mais vai mudando cada detalhe desenvolvido é uma parte q evoluímos, e o homem tem q está apto a suprir as mudanças (seleção natural). As crenças religiosas tem um fato que é muito diferente com a ciência, é que não desenvolvem idéias para saber as mudanças no mundo, a ciência não só desenvolve idéias, como também mostra que podemos mudar o nosso pensamento e questionar as antigas teorias para desenvolver outras teorias e idéias.

Anônimo disse...

Eu aprendi que Darwin, um naturalista, batalhou e persistiu nos seus estudos nas ilhas Galápagos.
Apesar de muita gente e a igreja irem contra suas ideias.
Darwin deu um novo olhar a ciencia.

Anônimo disse...

Eu aprendi com Darwin, que o mundo é dos fortes que não se envergonham dos seus penachos, e que a natureza tem lógica mas não tem sentimentos.
A evolução nao acontece tudo junto é tudo determinado no seu tempo, cada espécie tem um tempo de transformação, dos seres da água até a terra. Um exemplo o Homem, que agente percebe a nossa formação, as transformação, e as dos outros humanos, também podemos saber o sentimento dos outros humanos.

Anônimo disse...

Oi Tito,
Com Darwin eu aprendi sobre a evolução. As principais idéias da Seleção Natural dizem que os animais não mudam suas características de acordo com a mudança do ambiente, e sim predominam as espécies com características que já tinham, existem variações entre os indivíduos e essa varição é herdável. Também aprendi que o ser humano não é uma evolução do macaco, mas sim que os dois vem de um mesmo ancestral primitivo. Darwin com certeza foi muito importante pra a ciência com suas idéias e teorias!

Anônimo disse...

Olá,Tito.

Darwin, não só revolucionou a idéia de "onde viemos" com a questão da evolução, mais provou que a observção,o estudo,a perceverança, coragem e a crença em suas próprias idéias podem modificar o olhar do mundo em vários aspectos. Admiro o Darwin pela sua descoberta fantástica e a sua coragem.

Anônimo disse...

Estudando Darwin, eu aprendi que os seres vivos já nascem com suas características e,os mais adaptados ao meio ambiete tem mais chance de sobreviver e passar seus gens a diante.
Aprendi também que as mudanças nos seres vivos ocorrem ao acaso, e quando elas facilitam a sobrevivÊncia da espécie,tendem a se espalhar pelo grupo.

Anônimo disse...

Oi Tito,
Eu aprendi com Darwim que os seres vivos sofrem modificações através do tempo, e estas ocorrem ao acaso. As modificações que favorecem uma melhor adaptação e sobrevivência da espécie tendem a se perpetuar e serem passadas a seus descendentes.

Unknown disse...

Fala Tito, eu aprendi com Darwin, que o homem tem um ancestral comum com o macaco. Aprendi também a seleção natural, que foi a base para eu aprender genética.
Gostei muito do vídeo, muito interessante.
Grande abraço, Tiago Junqueira

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

oi tito,
Deve ter cido muito difícil pra Darvin fazer todas essas conclusoes pois naquela época se alguem falasse que nois não tinhamos vindo de deus mais sim de animais,para a igreja isso seria um ''pecado morta'' .Ele batalhou muito para chegar a um estudo sbre as ilha galapagos e sobre a origem de seus pensamentos.
Natalia COELHO 9 Ano A,mas esta escrito que quem fez esse comentário sobre Darwin foi o joÃO que comentou mas nao fui eu natalia da edem.

Anônimo disse...

Muito Legal!
Não sabia que a casa do Darwin ainda estava de pé e muito menos com todas as coisas lá dentro.
Esse cara é 10.
Pena que ná época as pessoas não aceitavam muito a idéia dele.
E nem sabia que a filha dele tinha morrido...
Bom de qualquer jeito já está aqui meu comentário, Lucas M. 9ºAno B

Anônimo disse...

Oi,Tito
Eu aprendi que o homem e o macaco tem um ancestral em comum, ou seja, o homem não veio do macaco. Aprendi também que os seres vivos não tem uma característica pois precisam dela, eles só nascem com ela e por acaso ela pode ajudar a eles a sobreviver.

Anônimo disse...

Oi Tito,
com o Darwin eu aprendi que nós não nascemos de uma só vez como criação de deus, os seres vivos evoluiram e foram se diferenciando dos outros de acordo com as caracteríticas de cada um. Darwin provou que homens e mamacos tem ascendentes comuns na evolução, contrariando o senso comum das pessoas que acham que 'o homem veio do macaco'. Ele concluiu que as especias mais fortes e mais adaptáveis são as que sobrevivem e evoluem, provou que as reproduções muitas vezes podem gerar seres com mutações e esses só evoluem caso se adaptarem; Essa idéia foi nomeada de Seleção Natural.
Charles Darwin foi um grande batalhador que enfrentou a ingreja para provar suas teorias e hoje tem uma grande importância na história da ciência!

Luiza Vieira, 9ºano B.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

oi tito e o philippe eu vi o video e achei interesante mesmo.....eu achava antes que charles darvin era um cara inteligente e feliz e rico ..e pelo video mostra que ele era um cara cazero que fico muito anos doente e que perdeu sua filha achei muito legal issso sabe saber que um heroe para a ciência teve uma vida asim sofrida ,eu gostei tb dese mudanca que ele se converteu saiu do lado da igreja para o lado da ciência axei muito bom tinha que ter o filme dele .e uma historia bem interesante ainda mas para a ciência que foi bem marcante

Anônimo disse...

A historia de darwin é incrivel !
Ele conseguiu mostrar e provar a ocorrencia da evoluçao atraves das suas teorias da seleção natural e sexual, que na época era muito dificil, pois alem de ser uma epoca religiosa era também uma epoca muito tradicional, '' isso é assim porque Deus quis, o mundo é assim porque Deus quis. ''
Ele conseguiu tirar essa ideia nao so da cabeça dele, mais tambem de muita gente no mundo inteiro.
Ele deu um novo sentido a ciencia.

Luíza Rocha 8°ano A

Rafael Fritzsche disse...

Achei bem legal o vídeo, muito interessante.


Rafael Fritzsche - 8a

Unknown disse...

Arthur 8°a

Eu aprendi com Darwin que os animais não escolçhem mudar as suas caracteristicas, isso acontece por acaso, e alguns são selecionados na seleção natural e mais .

Anônimo disse...

Eu apredi com o Charles Darwin que nos não fomos criados por uma só vez por determinação divina os seres vivos evoluiram e se diferenciaram aos poucos e também aprendi que homens e animais são parentes.

nath disse...

Oi tio, aqui eh a Nathalia do 9º ano.
Eu aprendi sobre a evolução, como ela eh feita; Sobre os seres humanos e as suas adaptações. Que cada espécie tem o seu tempo para evoluir, tanto a espécie humana como a espécie animal. Uma coisa que eu achei interessante, que não sabia direito, eh que o homem e o macaco, vieram do mesmo ancestral primitivo, e não que o homem ‘veio’ do macaco, como falam! Outra coisa que achei bem legal que não sabia, é que a girafa, tem que fazer esforço para pegar as plantas, e assim seu pescoço cresce. Em fim, Charles Darwin foi um homem muito ‘corajoso’, pois enfrentou a igreja, para provar suas teorias. Aprendi isso entre outras coisas, mas essas foram as mais interessantes para mim. Eh isso ai.. beijão.

Anônimo disse...

Oi Tito,
Eu aprendi com Darwin que o homem é mais uma espécie que povoa a Terra e que não decendemos de Adão e Eva(segundo as ideias da Igreja Católica). Ele afirmou que o ser humano não tem nada de especial em relação aos outros seres vivos! Somos diferente porque pensamos e temos uma capacidade de comunicação articulada.
Ele mostrou também que os seres vivos não se modificam em função do ambiente. As espécies melhor adaptadas ao meio ambiente em que vivem passam suas características para seus decendentes!
Darwin também não foi compreendido com sua teoria que o homem tem um ancestral comum com os macacos! As pessoas não entenderam e pensaram que ele estava dizendo que nós, seres humanos, seriamos parentes, "primos" dos macacos!

Luiza Costa 8°ano B

Anônimo disse...

Darwin, grande homem, grande pesquisador, com ele aprendi não só sobre a evolução das espécimes, os animais, suas caracteristicas como também aprendi como dependemos apenas de nós para provar o que acreditamos e desbancar tudo de falso no mundo em que alguns alienados e iludidos acreditam, Darwin foi mais um da carneirada que ajudou nisso, mas foi um de destaque, isso foi, a ciência foi modificada por esse grande homem, e, uma coisa que eu, como ateu, aprecio muito, foi o potente golpe que ele deu na religião (Infelizmente alguns fanáticos hoje em dia não querem saber de argumentos, apenas dizem "É ASSIM POR QUE É ASSIM POR QUE DEUS É ASSIM E PRONTO!" e isso é deploravel, mas fazer o que.

Voltando a falar sobre a matéria...aprendi que nenhuma criatura viva nasceu do jeito que é hoje e sim de outra forma e foi se adaptando para sobrevivência, mas não por escolha própria!e sim por seleção natural, eles se adaptam ao ambiente novo ao longo de muito tempo e muitas novas gerações, e não de um filhote para outro.

Anônimo disse...

Oii tito

A historia de darwin é incrivel.
Ele conseguiu mostrar e provar a ocorrencia da evoluçao atraves das suas teorias da seleção natural e sexual, que na época era muito dificil. Deve ter cido muito difícil pra Darvin fazer todas essas conclusoes pois naquela época se alguem falasse que nois não tinhamos vindo de deus mais sim de animais,para a igreja isso seria um ''pecado morta''

Ana Carolina disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fla Tito!

Com Charles Darwin, eu aprendi que nenhuma espécie nasceu do jeito que e hoje...Ocorreu a seleção natural (um processo da evolução), e os seres vivos se desenvolveram até hoje.

Também eu aprendi que o homem e o macaco tem um ancestral em comum, então o homem não veio do macaco.

Eric Barmak 9° Ano B

Unknown disse...

Oi Tito


Bom darwin ele foi um naturalista é claro, ajudou nóis a esquecermos a ideia que o homem veio do macaco e sim que os dois tem um ancestrau em comum e além disso outras coisas mais que não foram tão interessantes como está que ainda hoje em dia muita gente acredita.

Anônimo disse...

Oi Tito,
Darwin é tão incrível quanto sua história!
Darwin foi muito importante,ele conseguiu que todos acreditassem em sua teoria, em uma época que Deus era tudo e que a única teoria existente sobre a "criação" do homem na terra foi a de Adão e Eva. Ele nos mostrou que nós somos descendentes de uma espécie primitiva, e que sobrevivemos por causa da seleção natural e não porque queríamos. Os seres humanos só são diferentes porque pensamos e temos a comunicação articulada.
Beijoos. Marina 8º ano A

Anônimo disse...

Olá Tito!
Com Darwin aprendi sobre a seleção natural, evolução das espécies e tantas outras.
Acho que ele foi uma pessoa corajosa por enfrentar muitos contra ele e achei bom saber um pouco mais sobre a nossa origem.

Abraços. Gabriel 9ºA

EVOLUÇÃO DOS ESPORTES disse...

tito adorei o video falando sobre o nosso parentesco com os primatas sobre a expedição de charles darwin e sobre as controverscias geradas pela sua descoberta e o blog em geral é otimo abraço bernardo pimentel 8ºA

Anônimo disse...

Oi Tito com esse video que explica bem as ideas de Darwin, uma delas é o nosso parentesco com os animais mais do que imaginamos, mas na epoca dele isso era um absurdo pois contrariava a igreja catolica que dizia que tudo surgiu de uma vez so como é hoje, mas Darwin questionava que não era bem assim. o que ele dizia era que tudo evoluia e não vinha pronto como a teoria da igreja.
A maior obra de Darwin foi o seu livro a Origens das Especies ou o nome original da obra éra: A Origen das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou A Preservação das Raças Favorecidas na Luta Pelea Vida, si era um nome muito grande.
Darwin tambem passou pelo Brasil e ficou facinado pela variedae e beleza das plantas, mas a unica coisa de que ele não gostou foi a escravidão.
Então é isso q eu aprendi tchu Tito. Até sagunda.

Anônimo disse...

No video aprendi que os parentescos dos primatas são nas células, que todos os seres vivos decenderam de uma célula em comum.E darwin andava em seu jandim após seu almoço para pençar sobre a teoria. Brigado pelas imformaçoes tito.
Augusto 8a

Anônimo disse...

Oi Tito,
Adorei o video!
Aprendi com Darwin que as espécies surgiram de celulas simples e com o tempo evoluiram,pois tinham que se adaptar ao clima e as condições de vida,algumas não consiguiram sobreviver,as outras,deram origem as especies que existem hoje.
Beijos,
Lais Almeida.9° ano B

Anônimo disse...

Aprendi com o Darwin que os animais não foram sempre os mesmos, que antes eram outros e a partir de mutações viraram o que são hoje. Além disso, não significa que mudaram propositalmente, os que tinham características prevalecedoras sobreviviam e passavam adiante essas caracteristicas, até serem o que são hoje.

Anônimo disse...

Tito o Darwin conseguiu virar de cabeça para baixo muita coisa do que se sabia antigamente ツ. Quem diria que o livro dele continua sendo vendido até hoje!

Bruno 8ºb

Unknown disse...

Olá tito, primeiramente achei o vídeo muito interessante. Conforme vamos vendo, mais idéias vão surgindo em nossa mente relembrando ou até mesmo conhecendo coisas novas da " Aventura " de Darwin. Principalmente, aprendi que as espécies vão evoluindo de acordo com as mudanças no ambiente, elas simplismente não escolhem mudar suas características. Com base na Seleção Natural cada espécie vai evoluindo para sua sobrevivência. Aprendi também outra coisa interessante, que o Homem tem ascendentes comuns com o Macaco e não como a maioria diz (tirando conclusõens de senso comum sob a teoria de Darwin) de que simplismente o homem surgiu, "veio" do macaco. É tudo muito impressionante, com os poucos recursos da época para ele realizar a pesquisa que até hoje é base de muitos conceitos.
Anna Carolina 9ºano B

Anônimo disse...

Oi Tito. Aqui é o Rafael Fritzsche do 8a

Eu aprendi com o Darwin que as especies surgiram de uma célula pequena e foram evoluindo e estão evoluindo até hoje.
Achei bem interessante o vídeo.

mig travassos disse...

Oi Tito.

Aprendi no video que um ser vivo não nasce do nada por criação divina.Entendi mais sobre a seleção natural, que estamos vivos graças a ela e não porque escolhemos.Gostei de saber sobre o nosso parentesco com os primatas.Darwin também passou pelo Brasil coletando espécies de plantas e descobrindo novos animais.Achei interessante saber que o livro dele é vendido até hoje.

Miguel Travassos 8° ano A

Anônimo disse...

Com Darwin aprendi... Primeiro, e para mim mais marcante, que o homem não veio do macaco!
Que quando uma espécie evolui, a espécie que deu origem para de existir.
Que o que faz os seres evoluirem é a Seleção natural, com seu poder magnífico de achar os mais fortes e capacitados dependendo da necessidade.
Que a verdade de hoje, não é a verdade de amanhã! Se hoje acreditamos em Darwin, logo pode chegar alguém com uma teoria melhor e mais convincente.
É isso! Ótimo o conteúdo do blog!

João Paulo 8o ano A

Anônimo disse...

Oi Tito!
Eu aprendi muita coisa com Darwin, principalmente que ele teve muit importância pra ciência.Também a prendi que os seres vivos sofrem modificações através do tempo. Darwin foi um grande homem por enfrentar tanta gente contra ele.
Então, é isso aí, aprendi muita coisa mais agora não to lembrada!
Abraço.

Thaíse 9ºAno A

Unknown disse...

Yasmin Darma 8-B.

Realmente Darwin, e suas teorias, foram o máximo, pois ele provou para como era a real evolucão,e que na época chocou muitas pessoas.

beeijos Tito!

Anônimo disse...

Aprendi com Darwin que as espécies nao foram sempre como são hoje, elas eram de uma maneira, e essa maneirra sofreu varias mutações, essas mutações podiam ser favorecedoras ou nao, se fossem os animas sobreviveriam e passariam a caracteristica adiante, se não eles morreriam. Essa é a seleção natural.
Darwin também comprovou que temos um ancestral em comum com os macacos.

Anônimo disse...

Oi Tito, eu aprendi muitas coisas com Darwin etc... Das principais diria que foram a conclusao que muitos seres vivos considerados de especies diferentes hoje em dia podem ter ancestrais em comum, Tambem ele nos mostrou que os seres vivos nao evoluem por que querem nem por precisarem de caracteristicas pra sobreviver, e sim que mudancas, mutacoes podem ser positivas ou negativas e elas nunca tem um motivo como nescecidade etc... Sempre sao por acaso.


Ass. Caua 8 ano B
(to sem acento no meu teclado)

Anônimo disse...

Oi Tito, eu aprendi muitas coisas com Darwin etc... Das principais diria que foram a conclusao que muitos seres vivos considerados de especies diferentes hoje em dia podem ter ancestrais em comum, Tambem ele nos mostrou que os seres vivos nao evoluem por que querem nem por precisarem de caracteristicas pra sobreviver, e sim que mudancas, mutacoes podem ser positivas ou negativas e elas nunca tem um motivo como nescecidade etc... Sempre sao por acaso.


Ass. Caua 8 ano B
(to sem acento no meu teclado)

Anônimo disse...

Aprendi com Darwin que os animais se adaptaram de acordo com o ambiente onde se encontram. Há muitas coisas que aprendi com Darwin, já que ele mudou o rumo da ciência, e se eu for citar todas iria demorar muito então ficarei por aqui mesmo.

Miguel Reis - 9 Ano B

Unknown disse...

Olá Tito, eu acho que além do Darwin
ter nos ensinados todas essas coisas da evolução, do homem nao ter vindo do macaco e etc, ele nos mostrou que "qualquer" um pode fazer algo que muda o mundo.Darwin não era um genio, mas mesmo assim conseguiu provar sua teoria, e isso eu acho que "todos" conseguem se estudarem muito.Então acredito que ele é um exemplo para todos.
abraços, Joaquim 9A

Unknown disse...

oi tito
esse vídeo diz coisas muito interessantes sobre a evolução das espécies.E também que o homem não veio do macaco, e sim de um ancestral comum.

Anônimo disse...

Olá Tito, aprendi com Darwin que com um tempo as espécies vão se evoluindo e sobre a seleção natural.
Achei super legal o vídeo

Anônimo disse...

Oi Tito,

Eu aprendi com Darwin que por meio da seleção natural, nós sempre estamos evoluindo para nos adequar ao nosso meio ambiente, como por exemplo a Girafa...

Anônimo disse...

Oi,Tito!Com Darwin aprendi melhor sobre a evoluçãõ.Cada vez estou aprendendo mais sobre Darwin.Esse blog está´muito legal!O video,o texto,tudo duper legal!



Julia 8ºano B

Anônimo disse...

Oie Tito tubo bem??
Eu aprendi com Darwin que os seres vivos se evoluíram e se diferenciaram aos poucos e que a origem das espécies vieram de células muito simples.
É por causa desse cara que nós humanos passamos a pensar diferente.
Beijos, Yngrid Brasil 8 ano B

Anônimo disse...

Eu aprendi com o Darwin que os animais tem muito mais em comum do que nós imaginamos. E que a nossa idéia pode ser diferente e impossível para a nossa época, porém, poderá ser comum e possível daqui a alguns anos! :)

Diana Navarro Lins, 8° ano B.

Anônimo disse...

Oi Tito aqui é o Rafael Fritzsche do 8a.

Eu aprendi com o Darwin que as especies surgiram de uma célula pequena e foram evoluindo, e estão evoluindo até hoje.

Anônimo disse...

o video fala da vida de darwin e de suas teoria dele e todas foram conhecidas por todos

aprendi que o ser pode ser ajudado ou nao pela mutaçao e que ou animas nao foram sempre iguail e q as espécies mudam

Anônimo disse...

rodrigo 8B
eu aprendi que os animais não podem simplesmente escolher suas características, eles nunca são de um jeito porque querem, é tudo por acaso, e com essas características alguns são selecionados e outros não.
Rodrigo Borsaro 8B

Costa disse...

Ricardo Costa 9ano A

Darwin era um observador da natureza. Ele formlulou a teoria de que todas as epecies evoluem chamada teoria da evolução.

Anônimo disse...

eu aprendi com darwin a teoria da evolução que é o que explica o que nós somos porque somos assim eu aprendi a aprender não só essa evolução mas a evolução tecnologica geografica,etc com a teoria da evolução eu aprendi o que que é a evolução pois a evolução nós vivemos no dia a dia quando uma nova tecnologia é inventada continuando uma evolução tecnologica quando um novo celular é inventado continuando a evolução dos meios de comunicação isso é evolução é oque nos vivemos no dia a dia
Igor Jäger OITAVO ANO B

Unknown disse...

Olá.

Primeiro digo que o que eu aprendi com Darwin é que qualquer um com muito esforço pode alcançar seus objetivos e descubrir coisas fascinantes, sem que esse alguém seja um super dotato, um gênio ou algo do tipo. Ele criou ao longo de todos esses anos da sua vida, algo que mudou a forma das pessoas verem as coisas, a Teoria da Evolução.

Leo Hernández
9º A

Anônimo disse...

Olá Tito!
Com o Darwin aprendi, que os seres vivos não nasceram de uma só forma, como é ditado pela criação divina (criação de Deus), e sim passaram por muitas evoluções até hoje, por características herdadas por espécies primárias que passaram por mutações. Quando uma espécie herda características favoráveis de seus antepassados sobrevive muito mais do que as que não foram. Essa teoria é conhecida como Seleção Natural.
Darwin nos provou suas teorias com grande dificuldade em sua época e hoje é um cientista marcado na história.

Anônimo disse...

Oi,Tito
Com Darwin aprendi que a evolução se dá por meio da seleção natural e sexual.Ele provou isso,contrariando todos os cientistas da epóca que diziam ao contrário.Adorei o blog,o video e o texto ficaram muito legais!

Julia 8ºano B

Anônimo disse...

Olá Tito!
Com o Darwin aprendi, que os seres vivos não nasceram de uma só forma, como é ditado pela criação divina (criação de Deus), e sim passaram por muitas evoluções até hoje, por características herdadas por espécies primárias que passaram por mutações. Quando uma espécie herda características favoráveis de seus antepassados sobrevive muito mais do que as que não foram. Essa teoria é conhecida como Seleção Natural.
Darwin nos provou suas teorias com grande dificuldade em sua época e hoje é um cientista marcado na história.

Anônimo disse...

Fala que é nós tito ! jonas 8b
eu aprendi que todos os seres vivos tem algo encomum, todos evoluiram... darwin começou a observar a natureza e começou a reparar as semelhanças nos seres vivos e as mudanças, as espécies que sobreviviam, que eram as mais fortes e as mais adaptaveis, e é isso !
abraço, até a aula !

Anônimo disse...

Olá Tito!
Com o Darwin aprendi, que os seres vivos não nasceram de uma só forma, como é ditado pela criação divina (criação de Deus), e sim passaram por muitas evoluções até hoje, por características herdadas por espécies primárias que passaram por mutações. Quando uma espécie herda características favoráveis de seus antepassados sobrevive muito mais do que as que não foram. Essa teoria é conhecida como Seleção Natural.
Darwin nos provou suas teorias com grande dificuldade em sua época e hoje é um cientista marcado na história.

Anônimo disse...

Olá Tito!
Com o Darwin aprendi, que os seres vivos não nasceram de uma só forma, como é ditado pela criação divina (criação de Deus), e sim passaram por muitas evoluções até hoje, por características herdadas por espécies primárias que passaram por mutações. Quando uma espécie herda características favoráveis de seus antepassados sobrevive muito mais do que as que não foram. Essa teoria é conhecida como Seleção Natural.
Darwin nos provou suas teorias com grande dificuldade em sua época e hoje é um cientista marcado na história.

Anônimo disse...

Oi Tito ! Primeiramente queria dizer que o blog tá um máximo li tudinho. Agora sobre Darwin, acho que o que eu aprendi foi que as esécies descendem de um ser em comum e que eles foram evoluindo para espécies diferentes, por exemplo o mamaco e o homem, eles tem grandes semelhanças, pois descendem de um mesmo ser, O mais interessante é que eles descendem de seres que tinha célular sem complexidade alguma e evoluíram e viraram seres como nós humanos, com célular e organismos, em fim o corpo, totalmente complexo. Adorei o blog !

Beijos Maria Lúcia Soares 8°B

Anônimo disse...

Olá tito : )
Com Darwin , aprendir que temos muitas mas coisas em comum que imaginavamos , mas se diferenciam de nos pelo fato de suas celulas serem mas comuns simples do que anossa oque nos torma mas desenvolvidos

Unknown disse...

oi tito aqui é joão pedro do 9º ano A
eu aqprendi com darwin e com a sua teoria da seleção natural que as especies que se adaptão ao anbiente conseguem viver por mais tempo,e que as mutações ocorridas são por adaptação.

Unknown disse...

Eai Tito, entao eu achei interessante a questão de que a esposa de Darwin que vivia com ele tinha uma opniao contraria a dele ou seja ela achava que Deus havia criado cada uma das especies separadamente e Darwin dizia que os seres evoluen, se adaptan para sobreviver.
abraços Igor 9A

Anônimo disse...

eu aprendi que o ser humano não foi criado de uma vez so por criação devina,ele foi se evoluindo ate chegar no que é hoje
Rodrigo Borsaro 8B

Anônimo disse...

Oi Tito, Matheus Dutra do 9 ano b


Achei interessante o fato da Inglaterra ter prersevado a casa de Darviw, com tudo dentro.Também com a teoria da evolução ,feita por Darvwin , fez com que eu perdesse o senso comum que eu tinha , pois pensava que o homem descendia do macaco , oque é errado pois apenas temos muito em comum.

Fiquei impresionado que mesmo com a morte de sua filha e mesmo sendo um pouco contrariado em sua época , Darwin consequil publicar o livro "Origem das Espécies " um livro que teve muito sucesso, principalmente para a ciência.

Anônimo disse...

Fala Tito!
aqui é o Artur do 9°ano B.
Bom, com darwin, um dos pais da evolução eu aprendi vária coisas como a seleção natural(um processo da evolução), q mostra que as espécies que conseguem se adaptar ao ambiente vivem mais tempo. Tambem aprendi que nós os homens possuimos um ancestral comum ao do macaco, além de várias outras coisas tambem.
Bom é isso.

Lucas Souza 8o B disse...

Opa, Tito.

Muito interessante o vídeo.

Eu aprendi com Darwin que todas as espécies, em exceção, sofreram mutação devido alterações do meio ambiente, dependendo do sentido mais usado, para amenizar alguma dificuldade do cotidiano, etc.

Unknown disse...

Bom, eu achei o vídeo bem interessante e aprendi novas coisas, como: o homem não vem do macaco, e que um animal não se adapta ao um ambiente porque ele precisa, ele se adapta. Pode ser bom ou não pra ele.

Raphael Fontes 8ºA