
Uma espécie no seu ambiente “natural” pode ter uma característica prejudicial ou nula, mas a sua mudança para um novo ecossistema pode transformar aquela característica em um recurso benéfico. Um bom exemplo de uma mudança de meio ambiente que resultou em benefício para a espécie é a Jaqueira, que é um árvore originária da Índia e cultivada em todos os países tropicais do mundo. Introduzida no Brasil, a jaqueira demonstrou excelente adaptação, virando um problema para as áreas de conservação ambiental pois tem ocupado o espaço de plantas nativas. A planta apresenta alto índice de crescimento e grande porte, além de absorver grande quantidade de água. Atualmente a Jaqueira é considerada uma planta exótica invasora em muitas regiões do país.
6ºsérie/ Joaquim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Artocarpus_heterophyllus_fruits_at_tree.jpg
4 comentários:
Joaquim, esse trabalho está muito bom, bem esclarecedor e com uma lingüagem da nossa série.
Ass: Luiza Saback
Thiago Diniz Vugman
6 série A
Olá Joaquim.
Seu texto está muito completo, mas ao mesmo tempo bem simples e fácil de entender.
Parabéns por seu trabalho. Está realmente muito bom.
Ass: Clara Amil GOld (6ª B), Carolina Erwes (6ª A) e Thaíse Ribeiro (6ª A)
Eu acho que o seu texto ficou bom. Você tentou explicar o assunto colocando esxemplos para facilitar o entendimento do leitor.
Oi Joaquim e todo mundo... Muito bom poder falar sobre deriva genética... O exemplo da Jaca é interessante por que normalmente citamos essa fruta por ser uma planta exótica (se bem que aqui no Rio de janeiro muitos acham que é uma planta nativa, né?) invasora que é uma praga*, sendo problemática em relação a própria preservação da Mata Atlântica. Mas, por que ela tem tanto sucesso aqui?Sua capacidade reprodutiva é muito significativa, pois na Ìndia os elefantes se alimentam da fruta e elas precisam ser capazes de resistir ao ataque dos animais herbívoros e frugívoros. Aqui no Brasil, não tem elefante, nem tantos herbívoros que a predam... Por isso a sua competência reprodutiva acaba gerando uma enorme quantidade de "filhotes"... Daí... ela vira uma praga. Resumindo as caraterísticas que ela desenvolveu durante a evolução em relação a sua relação com as espécies da Índia, ser tornaram em "superpoderes" aqui... O nome disso... "deriva genética" Os genes dela lá...viraram "armas poderosas" aqui... Ou seja, a sobrevivência dela não dependeu da seleção natural mas de um mudança de ambiente... uma derivação genetica!
É isso... muito legal!
Abraços.
Tito
*Uma prova de que a Jaca é considerada uma praga desde 1999 pelo ministério da agricultura vide < http://www.pragas.com.br/poscolheita/legislacao/arquivos/in_38de14-10-1999.php >
Postar um comentário